Como trabalhar com e-mail marketing

Tempo de leitura: 4 minutos

O email marketing por muito tempo se tornou sinônimo de spam e comunicações intrusivas.
Porém, graças ao avanço com o avanço da tecnologia, se tornou a melhor forma de entregar as mensagens certas, para as pessoas certas, na hora certa.
Além de ser um excelente instrumento para profissionais de marketing, o email é um canal bastante democrático.
Assim, ao contrário do que muitos acreditam, o email marketing não morreu, e pode ser uma ótima maneira de crescer seu negócio!

Este guia foi feito para tanto para quem é iniciante e quer saber mais sobre como começar a fazer email marketing, quanto para quem já tem uma estratégia estabelecida e está buscando maneiras de otimizá-la.

O que é email marketing?

O email marketing é se tornou uma ferramenta de comunicação entre uma empresa e seus clientes, via email.
Alguns modelos de email marketing que você já deve ter recebido em sua caixa de entrada são:

• Oferta de passagem aérea
• Promoções
• Confirmação de uma compra online
• Newsletter

No início da utilização do email como ferramenta de marketing, ele era visto como uma versão digital de propagandas enviadas via correspondência. Assim, o email era visto como um canal de comunicação em massa e as mensagens enviadas permaneciam longe de ser relevantes para quem as recebia.
Por essa razão, por vários anos o email marketing era visto como uma comunicação invasiva. Mas ele evoluiu, e atualmente os melhores profissionais de marketing distinguem que o email se tornou uma das maneiras mais pessoais de se comunicar com consumidores, por meio de uma troca direta de mensagens.

Por que devemos utilizar email marketing?

Nos últimos anos, as redes sociais têm ganhado a confiança no marketing digital. No entanto, essa ferramenta também pode ser uma ótima alternativa para quem coleta endereços de email e quer deseja aumentar a importância da sua marca entre esses contatos. Veja alguns motivos:

Grande alcance

Segundo a Radicati, em 2015 existiam 2,5 bilhões de usuários de e-mail, e a tendência é que esse número chegue a 2,9 bilhões em 2019. Esse número representa mais de um terço da população mundial!
Nosso endereço de email concentra todas as ações que fazemos em outros canais. Toda vez que criamos um login em qualquer site, por exemplo, utilizamos o endereço de email. Assim, ele é uma parte essencial das atividades de um usuário na Internet.

Alcance previsível

Quando uma empresa faz um post em uma rede social, como o Facebook, nem todas as pessoas que seguem sua página conseguiram visualizar a sua mensagem. Isso acontece devido a algoritmos que decidem quais mensagens são mais relevantes para cada usuário.
Por esse motivo, o alcance de posts em redes sociais não é previsível. Ou seja, você não tem controle de quantas pessoas visualizarão seu post.
Já no email marketing, o mesmo não incide. Um dos grandes benefícios desse canal é seu alcance previsível. Isso significa que se você selecionar vários endereços de email para enviar sua mensagem, todos com certeza receberão seu email na caixa de entrada.

Formato flexível

O email é a tela em branco que todo profissional de marketing digital procura. Mensagens encaminhadas por email não possui limites de caracteres, podem conter imagens e até GIFs.

Um email pode ser feito com templates e incluir elementos gráficos, ou pode conter somente texto, como se você estivesse escrevendo mensagens pessoais para todos os seus contatos.
Por essa ferramenta, você pode comunicar mensagens curtas, abranger diversos links para páginas da web, ou contar uma história longa. Assim, o email pode ter o formato de que você quiser.

Com certeza, existem excelentes práticas a serem seguidas na hora de escrever e fazer o layout de um email.

Alto retorno financeiro

Para começar uma estratégia de email marketing, você necessita de exclusivamente 3 ingredientes: um domínio (por exemplo, “rockcontent.com”), uma ferramenta de email marketing e uma pessoa para executar a estratégia.

Escolher uma boa ferramenta de email marketing é fundamental. Existem diferentes alternativas no mercado que atendem a todos os níveis de necessidade, abrangendo ferramentas gratuitas.
Independente da ferramenta que você optar, o investimento será bem pequeno. Por isso, o email é o canal de marketing digital que proporciona um bom retorno financeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *