Como montar um e-book

Tempo de leitura: 4 minutos

A definição da palavra ebook ou e-book, é eletronic book, ou livro eletrônico.
Se levarmos a ideia de livro para a internet, vamos pensar nos ePubs, os livros inteiros que baixamos para ler no smartphone, no tablet, no iPad e no Kobo, entre outros.

Contudo, quando falamos em criar um ebook como estratégia de marketing de conteúdo, estamos pensando em um conteúdo de acesso contíguo, de simples leitura, com informação prática e aplicável.

O ebook necessita ser criado com o objetivo de educar seus leads sobre temas importantes do mercado, a fim de que eles conheçam o que você faz, como faz e o que pode fazer por eles.

É por isso que ele se tornou uma ferramenta fundamental para busca digital para captação de leads, pois você compartilha informação especializada de uma forma atrativa e fácil de assimilar, estabelecendo em troca dados de contato dessas pessoas.

Por que devemos usar ebooks na estratégia de marketing?

Como falamos o ebook é um conteúdo um pouco mais extenso, com uma informação mais densa do que os blogs posts e que demanda um cuidado na hora de criá-lo.

Ebooks auxiliam a educar o público

Bem, os blogs posts são eficazes para chamar a atenção do seu público, mas em geral abordam assuntos de forma bem segmentada e resumida.

Ebooks se toraram a porta de entrada para leads

Os ebooks também são essenciais para a geração de leads, pois para fornecer um conteúdo tão completo, com certeza você vai querer algo em troca.

E se não é dinheiro, é informação. Conhecimento de qualidade, que vai te ajudar a se aproximar do seu público-alvo e principiar um relacionamento que gere negócios futuramente.

Ebooks colaboram para acrescer a sua autoridade

É importante sempre lembrar que para você se sobressair da concorrência necessita mostrar para o que veio.
Uma forma de fazer isso é criar um ebook para cada tema que você domina e compartilhar na web essa informação, mostrar do que você é capaz e como pode ajudar as pessoas a resolverem seus problemas.

Ebooks são uma verdadeira fonte de informação amigável

Já pensou ter uma dúvida e ter que ler um livro de 200 páginas, com termos técnicos sobre o assunto?
Em compensação, que tal baixar um ebook de 2000 palavras (cerca de 10 páginas), com parágrafos curtos, informação simplificada de assimilar e que ensine passo a passo justamente o que você precisa? Bem mais fácil, concorda?

Ebooks se tornaram fundamentais para um blog de sucesso

Existe inúmeras informações em um ebook que você pode desmembrá-la em blog posts, em infográficos, em vídeos, em imagens, em calls to action e vários outras formas de conteúdo que vão atrair o seu público e provocar engajamento.

Como planejar um ebook de sucesso

Se você possui uma estratégia de conteúdo definido e documentado, já tem boa parte do que é necessário para criar um ebook bem-sucedido.
Segue algumas, etapas para conhecer um pouco melhor sobre o ebook

Tenha conhecimento de suas personas
Com certeza você já ouviu falar muito em personas e da importância que elas têm para uma tática de marketing digital influente.

Defina o tema do seu ebook
Todo conteúdo que você institui deve responder a uma dúvida ou resolver um problema das suas personas.

Estruture o seu conteúdo
Antes de partir para a escrita faça um rascunho do que você vai abordar ao longo do ebook.
Use títulos e subtítulos, procure referências, insira alguns lembretes para não deixar nenhum detalhe de fora durante a produção.

Escreva
Com todas as informações de que você necessita, se dedique a produção do conteúdo.
Lembre-se sempre de usar a mesma linguagem do seu público, de esclarecer termos técnicos, de ser leve, como se estivesse numa conversa.

Otimize
É claro que durante a produção do conteúdo do ebook você já estará pensando em como otimizá-lo para os mecanismos de busca, mas e importante fazer uma revisão para ter certeza de que ele será encontrado com as palavras-chave apropriadas.

Sublime seu conteúdo
Com o texto pronto, é o momento de selecionar as imagens, figuras, ilustrações, gráficos, infográficos e outros meios que vão ajudar a dar vida ao seu ebook.
É importante contar com um designer é fundamental nesse momento, para que você apresente um ebook atrativo e convincente.

Não esqueça do design
A formatação do seu ebook deve levar em consideração os dispositivos mais usados pelo seu público para acessar conteúdo.

Cada vez mais acessamos blogs, sites e redes sociais por meio de dispositivos móveis, assim, é essencial pensar em um design responsivo para o seu ebook.

Além disso, o layout deve refletir a imagem da sua empresa – descontraída, séria, animada etc – para que o leitor crie identificação.

Utilize as cores do seu logotipo, reflita na harmonia entre os elementos, utilize os espaços em branco como descanso para a leitura e separe a informação em blocos pequenos, que facilitem a leitura.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *