Como criar um blog e vender nele

Tempo de leitura: 4 minutos

Primeiramente para um blog de sucesso é importante conhecer as plantarmos do mercado
Atualmente quando se fala em criação de blog, têm duas possibilidades: a gratuita e a paga.
Na versão gratuita, têm duas plataformas bastantes utilizadas a WordPress.com e a Blogger. Ambas apresentam praticamente as mesmas funcionalidades, mas quando você almejar sair destas plataformas, o Blogger é mais demorado.

Nestas duas escolhas você não paga para hospedar o seu blog, e ele fica em um endereço como http://meublog.wordpress.com ou http://meublog.blogger.com.
A versão mais indicada é a paga. Nesta circunstância você vai pagar pela empresa que hospedará o seu blog e não pela plataforma. Quando eleger a plataforma, sugerimos o uso do WordPress, mas não a citada anteriormente e sim o sistema open source.

Você pode fazer o download dos arquivos e instalar em seu servidor. A parte mais interessante é que muitas empresas de hospedagem têm a alternativa de você solicitar a instalação do WordPress para você, promovendo muito a sua vida.

Segue alguns passos para criar um blog

Primeiramente, siga os seguintes passos para criar um blog:

1. Selecione um assunto do seu interesse;
2. Decida se você irá utilizar uma hospedagem paga ou uma versão de blog gratuita
3. Execute a criação por meio do local selecionado
4. Delibere um tema visual para o seu blog
5. Principie a publicar conteúdo.
E essencial criar conteúdos
O mais importante que você pode fazer no seu blog é escrever artigos de qualidade. Para isto, você necessita pesquisar no mercado quais são os temas mais populares e mais interessantes para a sua audiência.

Imagens e Vídeos no Blog?

Outro ponto importante é anexar ao seu artigo imagens e vídeos sempre que for possível, pois é muito agradável ler uma matéria e ver um vídeo ou foto pertinente ao assunto. Se seus artigos forem mal feitos os visitantes podem até visualizar seu blog mas dificilmente irão retornar, com isso você não conseguirá indicações de outros blogs e sites de qualidade.
Quanto tempo devo investir no conteúdo do meu blog?

Refletindo em investimento de tempo, você deve gastar cerca de 70 a 80% do seu tempo, produzindo conteúdo de qualidade, buscando por assuntos que estão em alta, assuntos polêmicos e especialmente de interesse do seu público alvo.

Procure o seu diferencial

A grande maioria acha que é impossível fazer sucesso com um blog voltado para uma área muito explorada. Você não precisa pensar como concorrer com os blogs grandes do mercado, realmente se você pensar será difícil bater alguns “concorrentes”, entretanto, com um pouco de criatividade é sim possível fazer o seu blog surgir nas pesquisas dos buscadores.

Reotimize o Seu Conteúdo

A grande maioria dos blogueiros postam seus artigos e os deixam esquecidos, isso é um grande erro. A re-otimização do seu artigo lhe trará, sem dúvidas, uma grande vantagem frente a seus concorrentes.

Para fazer isso basta você usar o Google Analytics e constatar quais as palavras-chave de entrada do seu blog e especialmente quais as principais landing pages do blog e suas respectivas palavras-chave de entrada dos seus principais artigos, tendo tudo isto detectado basta você reotimizá-lo,

Avalie seu desempenho

Existem várias ferramentas grátis para a análise de dados e muitos plugins para WordPress também, eu uso o Analytics, e ele. Através da análise dos dados providos pelo Google Analytics você pode identificar diferentes fatores que influenciam diretamente o papel do seu blog, como por exemplo: posts mais lidos, as palavras-chave de entrada no seu blog, entre muitos outros dados importantes.

Cadastre seu site no FeedBurner que é uma ferramenta grátis também. Através dela você pode seguir a quantidade de leitores do seu blog, que não o acessam, contudo o acompanham através da leitura dos feeds. Um grande número de leitores de feeds quer dizer que muitas pessoas gostam do seu blog, do seu conteúdo e por conseguinte é uma forma de avaliar seu desempenho.

Segue algumas dicas para aumentar suas Visitas

Um conteúdo de qualidade não é o suficiente se os leitores não chegam até ele. Não têm uma fórmula mágica para conseguir tráfego para o seu blog. Segue alguns pontos que irão te ajudar nesta tarefa:

1. Escreva sobre assuntos atuais.
2. Não tenha receio de compartilhar seus conhecimentos;
3. Escreva artigos com muita informação, mas evite textos muito complexos.
4. Faça seu leitor fazer parte do blog, com enquetes, votações, sugestões de assuntos entre outros;
5. Sempre responda os comentários dos seus leitores;
6. Entrevistas ou guest posts de experts da área são uma forma interessante de atrair o seu público específico;
7. Faça parte da blogosfera ligada ao seu nicho, participe de fórums, de outros blogs, marque presença isso irá aproximar visitantes para o seu blog;
8. Escreva sobre assuntos controversos, que gerem discórdia, esses assuntos sempre trazem visitantes, mas seja coerente.
9. Artigos muito grandes são cansativos de se ler
10. E por último, divulgue seu blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *